"SER" Sustentável e Saúdável (Paula Mouta)

 
SER sustentável, é ter a capacidade de ser saudável e feliz.
A palavra sustentável, deriva do latim "sustentare", que significa; defender, apoiar, cuidar e conservar.
Ter saúde com sustentabilidade, significa,  saber fazer um caminho, onde o respeito pelo nosso corpo seja o pilar da Vida! A nossa vida.
A sustentabilidade com ou na saúde é uma preocupação em todos os países desenvolvidos e essa é uma preocupação  que vem desde há uns 10 a 15 anos, mas pouco se tem feito para que seja aplicada em escala alargada, mundialmente.
É preciso que a sociedade civil também seja envolvida numa visão, onde todos precisam de transformar o conhecimento em ação para melhorar a saúde nas cidades.
E este conceito precisa de começar nas escolas básicas e em cada núcleo familiar.
A saúde dos povos, é algo que é anualmente "cuidado" e protegido por diversas entidades no mundo e, cada país faz a sua própria gestão de recursos sobre esta preocupação global.
No entanto, há algo que está esquecido, o cuidado a ter com a saúde e toda a epigenética dos povos migrantes.
 
  • Fala-se em proteger o direito à saúde pública, até há um trabalho bilateral entre Portugal e Brasil, com académicos da Universidade do Minho (Braga), que visa o seguinte;

·         Em dezembro de 2013, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UM), realizou-se o Seminário “Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas”, tendo como objetivo refletir sobre as desigualdades de acesso à política de saúde no quadro dos processos de “reestruturação” das Políticas Públicas.

·        Esta edição tem como finalidade promover o intercâmbio acadêmico entre Portugal e Brasil, no campo do Trabalho em Saúde, bem como contribuir para o debate sobre a formulação e implementação de políticas públicas neste campo. Serve, igualmente, o propósito de disseminação destas temáticas e respetivas reflexões junto de um público mais vasto.

·         Trata-se de uma promoção conjunta Portugal-Brasil, que tem o apoio da Universidade do Minho (UM), através do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ESNP) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), através do Grupo de Trabalho “Trabalho e Educação”. Nesse sentido, este E-book desenvolve-se a partir de “olhares” do Brasil-Portugal, estando estruturado em cinco principais capítulos.

No entanto até agora ninguém se concentrou nos cuidados preventivos, focados no conceito científico da Epigenética.

A epigenética é definida como modificações do genoma que são herdadas pelas próximas gerações, mas que não alteram a sequência do DNA.

Ou seja todas as mudanças que os povos migrantes sofrem, estão de alguma forma a modificar o seu padrão de saúde, a sua sustentabilidade, porque ao se deslocarem geograficamente estão a criar novos padrões de desequilíbrio à sua estrutura física e emocional.

E, o maior de todos, começa precisamente pela adaptação a novos hábitos alimentares, além dos fatores climáticos e socio-humanitários.

Uma alimentação adequada é a condição necessária para se ter um património genético, cultural e socioeconómico mais evoluído.

No meu artigo sobre “Uma Visão para Além da Genética”, faço uma abordagem sobre este conceito; (…)De acordo com este tipo de estudo, é-nos dado a conhecer que, no nosso biótipo, nem tudo está programado, pois atos como alimentação, exercício físico e comportamento e mudança de região geográfica, podem influenciar a maneira como os genes se organizam, alterando os padrões de mudança do nosso fenótipo, os quais serão transmitidos aos nossos descendentes(…)

É  importante que o conhecimento  científico, seja traduzido em informações acessíveis à sociedade.

Que se organizem através de seminários e  palestras,  mobilização de cidadãos, do governo e organizações, para que se faça um caminho de mudança nos padrões de saúde das populações estrangeiras residentes em cada país.

Que sejam criados  apoios a projetos de lei e políticas públicas que permitam criar recursos de avaliação epigenética de forma a ter  sociedades que,  na sua mestiçagem, possam ser cidadãos mais saudáveis.

A minha vida começou em Angola, um país de sol quente, brilhante, temperaturas sem muitas oscilações. Um dia, devido à falta de paz entre os povos e pela sede de poder e de conquista da humanidade, quis o destino que eu e toda a família tivéssemos de fugir de uma guerra política, tal como tantos outros fazem ainda hoje.
Não imaginava eu, nessa altura com apenas 13 anos, o quanto essa mudança iria gerar em mim alterações sérias na minha saúde.
Ao ser trazida para outro país, com outro clima, outros hábitos alimentares, isso fez com que a minha constituição genética, adaptada desde sempre ao local onde nasci, se transformasse e com isso surgiram doenças, uma delas, degenerativa.
O que me aconteceu, e acontece com todos nós quando migramos para outros locais, é que sofremos alterações epigenéticas, que são todos os fatores que influenciam a nossa saúde e a nossa vida. 
Quando a sociedade em que estamos inseridos nos remete para vários desencontros com o nosso corpo, estamos a modificar a paz e o bem-estar celular e isso pode desencadear em nós processos de doença.
Estar saudável depende principalmente de nós e, para isso ser possível precisamos usar um recurso chamado saúde preventiva.
Através de cuidados diários e mudança dos hábitos de vida, podemos restabelecer o equilíbrio das funções orgânicas, através de mecanismos de desintoxicação e promover a vitalização do corpo usando os agentes naturais (alimento, água, ar, exercício físico, boas relações familiares e pessoais, paz mental e emocional).
A saúde é um estado de consciência, social, cultural, emocional e pessoal.


Hoje em dia, a doença que se instalou em mim no passado, coexiste comigo, como um vulcão extinto.
Aprendi e estudei como comer para ter saúde, como preservar o equilíbrio do corpo, com respeito, alegria e um Bem-Estar possível e alcançável por qualquer pessoa, desde que se proponha a respeitar o seu corpo e a sua paz. 

  • Sendo os nossos corpos constituídos por sistemas de energia dinâmicos, estes são afetados pela forma como comemos, pela herança genética, a cultura, e pelas relações que vivemos.

A saúde e a paz são a mesma coisa. A saúde é a paz com as suas células, com os seus pensamentos e com as suas atitudes.
Preservar a nossa saúde é como manter a paz interior.

Paula Mouta – Naturopatia e Nutrição  Funcional

Senior Medical Advisory Board Cell Wellbeing

REGISTO  n.º 340/2015 - IN VIVO - NUTRIÇÃO FUNCIONAL
IGAC- protecção de autores

 
Em 2015 a ONU, deu ao conhecimento público a sua agenda até 2030, focada na sustentabilidade, para transformar e proteger os povos.
"2015 ficará na História como o ano da definição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados numa cimeira da ONU, em Nova Iorque (EUA), de 25 a 27 de setembro. Trata-se da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre 2000 e 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas."
www.un.org/sustainabledevelopment | www.unric.org/pt/ | www.facebook.com/globalgoalsUN
Twitter: @GlobalGoalsUN
 

Contactos

IN VIVO -Alimento é Vida
LISBOA

MARCAÇÕES/ LISBOA
https://www.drapaulamouta.pt/

DETOX METABÓLICO PROFUNDO COM INTERNAMENTO/ CONSULTAS
EPIGENETIC BIO PROFILER

SAÚDE METABÓLICA E DOENÇAS DEGENERATIAVS


HOSPITAL ST. LOUIS
https://www.hslouis.pt/especialidades/corpo-clinico/paula-mouta-dra/
213216500 / 936911936
Rua Luz Soriano 182
geral@hslouis.pt
lISBOA BAIRRO ALTO


SAÚDE DA MULHER
Consultas / Estética Funcional/ Acupuntura/ Oligoterapia/ Acompanhamento em Doenças Oncológicas e de infertilidade/ Reflexologia/ Osteopatia Chinesa/ Massagem Tailandesa
Consultório Dra Ivone Dias
Rua Nova do Almada 18 - 1º Esq
Lisboa- Chiado
213479148 ou 919354391


SAÚDE FUNCIONAL (preventiva)
Coordenação Motora com Dança/ Estética Funcional Masculina e Feminina/ Oligoterapia/ Qi Gong/ Terapia com Taças Tibetanas/ Teste Epigenético/ Reflexologia/ Osteopatia Chinesa/ Massagem Tailandesa
Centro Catarina Lucas
https://www.catarinalucas.pt/paulamouta
Rua Manuel da Silva Leal, nº 7A
1600-166 Lisboa - Laranjeiras
925 873 021


SPA DETOX
Teste Epigenético/ Detox Spa / Osteopatia Chinesa/ Saúde da Mulher/ Saúde do Homem
Magic Spa no Pestana Palace
R. Jau 54, 1300-312 Lisboa
Telefone: 21 361 5600/916506961

Teste Bio Epigenetic Profiler(Paula Mouta)

Consulta Espiritual com leitura de cartas
(Paula Levezinho)

Avª Elias Garcia, 82- 2º
Avenidas Novas
Lisboa
Tel 967374095
naturopatiacientifica@gmail.com

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode